segunda-feira, 6 de abril de 2015

APTIDÃO FÍSICA E EXERCÍCIOS REGULARES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Aptidão física: No enfoque da atividade física e da saúde, aptidão física é definida como a capacidade de executar trabalhos musculares de maneira satisfatória.
Abrange a resistência cardiorrespiratória, a força, a resistência muscular e a flexibilidade.
Os fatores que influenciam na aptidão física são: o nível de frequência da atividade física, a dieta, o estilo de vida, o ambiente em que estamos inseridos e as características hereditárias (Mattos, 2000).
Exercício físico: Atividade física que teve um planejamento prévio, que tem a sua execução orientada com objetivo de trabalhar os elementos da aptidão física relativa a saúde (resistência aeróbia, resistência anaeróbia e força muscular, flexibilidade e composição corporal), efetivada frequentemente (Mattos, 2000).
Saúde: Condição humana que se apresenta em três esferas: a física, a social e a psicológica. No passado, possuir saúde era sinônimo de não estar doente. Já nos dia de hoje, ter saúde se caracteriza pela disposição de aproveitar, curtir a vida e encarar os desafios. Não é apenas estar livre de enfermidades (Mattos, 2000).

Aptidão física relacionada a saúde

Fonte: Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde – V.1 - N.1 - 1995

Benefícios da prática da atividade física exercida regularmente para o bem estar e um estilo de vida saudável

Para ter um estilo de vida saudável é necessário que as pessoas possuam e possam manter hábitos de promoção da saúde e prevenção de doenças por toda a vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) evidencia que a promoção da saúde abrange tanto ações individuais quanto familiares, e, também, boas políticas públicas, que ofereçam proteção aos indivíduos contra ameaças à saúde e promovam um senso geral de responsabilidade pela maximização da segurança, da vitalidade e do funcionamento integral da pessoa (Jenkins, 2007). 
Conforme pesquisas, a prática sistemática em atividades físicas e sociais resulta em efeitos que previnem, excitam e suavizam o estresse, e acrescem a resistência a enfermidades. As pessoas que praticam atividades físicas regulares, diárias, podem viver 5 anos ou mais em relação àquelas que não o fazem (Coelho Neto e Araújo, 2003). 
O indivíduo que deixa de ser sedentário pode reduzir em até 40% o risco de morte por doenças cardiovasculares e, combinando os exercícios com uma dieta balanceada, apropriada, pode diminuir em até 58% o risco de progredir o diabetes tipo II, evidenciando que uma pequena alteração no comportamento pode gerar boa melhora na saúde e qualidade de vida (Ministério da saúde - BRASIL, 2006).

Benefícios da atividade física

Em relação às variáveis antropométricas, obtém-se a redução da gordura corporal, aumento da massa muscular, manutenção da densidade óssea e fortalecimento do tecido conectivo; respectivo ao sistema neuromotor, existe um aumento da força muscular e da flexibilidade; referente ao metabolismo, acontece um elevação do volume sistólico, do consumo de oxigênio e da ventilação pulmonar, evolução do perfil lipídico, redução da freqüência cardíaca de repouso e da pressão arterial; e no âmbito psicológico, uma evidente diminuição do estresse e da ansiedade, com menor ingestão de medicamentos, melhora na qualidade do sono, aumento da auto-estima, satisfação com o próprio corpo, melhora das funções cognitivas, socialização (Matsudo, 1992).


Etapas do desenvolvimento humano

É muito importante conhecer as etapas do desenvolvimento humano, pois atividade física inadequada pode causar lesões. A musculação é um tipo de exercício que não deve ser praticada por crianças menores de 12 anos. Mesmo para os maiores é necessário muito cuidado para não haver sobrecarga. Por isso sempre recomenda-se a orientação de um profissional habilitado para acompanhar os exercícios. Posturas erradas na prática dos exercícios também podem comprometer a saúde dos indivíduos. 


Tipos de exercícios e suas finalidades

Os movimentos que estamos acostumados a realizar no dia-a-dia são uma combinação de atividades físicas aeróbicas com as anaeróbicas.
Um programa completo de exercícios precisa apresentar os dois tipos de atividade física. Para aprimorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer músculos, diminuir a perda de massa muscular e impedir a perda de massa óssea, além de bastante alongamento para manter e melhorar a flexibilidade muscular.

Exercício aeróbio

Ao se praticar o exercício aeróbio o oxigênio trabalha como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. É um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Promove o estimulo da função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, pois aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir com energia o músculo a partir do consumo do oxigênio. 
Os exercícios aeróbios podem ser: Caminhada, corrida, andar de bicicleta, natação, dança, etc. Estes exercícios fazem o uso de vários grupos musculares simultaneamente, onde a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.

Exercício anaeróbio

Faz uso de um tipo de energia que não depende da utilização do oxigênio. Trata-se de um exercício de elevada intensidade e pequena duração. Necessita de um esforço intenso que se realiza por um número limitado de músculos e consequentemente se produz ácido lático. 
Os exercícios anaeróbios podem ser: os exercícios de velocidade com ou sem carga, de pequena duração e grande intensidade a exemplo da corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso, etc. Os Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também são classificados como exercício anaeróbio.

Benefícios dos exercícios físicos

Alguns dos benefícios da prática de exercícios incluem: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (doenças cardíacas) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada. 
(http://www.uniaosaude.com.br/site/dicas-single/15-beneficios-dos-exercicios-fisicos.html)


BIBLIOGRAFIA

MATTOS, M.G. NEIRA, M.G. Educação física na adolescência:construindo o conhecimento na escola. São paulo, Phorte editora, 2000.
Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde – V.1 - N.1 – 1995.
Jenkins, C. D. (2007). Construindo uma saúde melhor: Um guia para a mudança de comportamento. Porto Alegre: Artmed.
COELHO NETO, A.; ARAÚJO, A.L.C. Vida Longa com Qualidade. Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza: ABC Editora, 2003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
http://www.uniaosaude.com.br/site/dicas-single/15-beneficios-dos-exercicios-fisicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário